Biofilia: arquitetura que faz bem para a saúde
17 de novembro de 2022

Conceito estimula criatividade e ajuda na concentração e produtividade em ambientes profissionais

Você já pensou em trabalhar ou morar em um ambiente que lembre a natureza? A ideia pode agradar muitas pessoas e é possível graças a Biofilia, que, de acordo com Luana Silveira, arquiteta da GrowT, é uma forma de incluir elementos da natureza nos espaços. “Assim, conseguimos ter um ambiente mais saudável, vivendo com mais saúde”, destaca a profissional.


Quando a pessoa opta por esse tipo de arquitetura, ela leva ambientes naturais para locais construídos, satisfazendo assim a necessidade do ser humano de estar associado à natureza. Além disso, o uso do design biofílico nos projetos proporciona conforto e bem estar para quem frequenta o local.


Alguns estudos, segundo Luana, comprovam que o uso da biofilia em ambientes comerciais proporciona mais conforto para clientes, fazendo com que eles passem mais tempo no local e, consequentemente, consumam mais o produto daquele local. “A utilização desse conceito também estimula a criatividade e ajuda na concentração e produtividade, sendo muito eficiente em ambientes como escritórios”, completa ela.


Atualmente, com o rápido crescimento da tecnologia, a conexão entre seres humanos e natureza fica mais distante e é por isso que a biofilia pode trazer muitos benefícios, como um ambiente confortável e mais saudável.


Mas afinal, como implementar esse ambiente de natureza em locais comerciais e residenciais? Segundo Luana existem muitas coisas que caracterizam a biofilia, como a utilização de luz e ventilação natural, telhado verde, jardim vertical, materiais naturais como madeira e bambu, uso da água como lagos artificiais e espelhos d'água, criação de espaços ao ar livre, uso de cores e formas da natureza, utilização de linhas curvas e não somente linhas retas.


16 de maio de 2024
This is a subtitle for your new post
16 de abril de 2024
Rafael Forato assume cargo na GrowT