Tecnologia reúne dados digitais que permitem troca, armazenagem e gerenciamento de informação
A tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) é um grande avanço da tecnologia que permite a criação digital de um ou mais modelos virtuais de uma construção. Hoje, é a metodologia de geração de informação para a construção civil que expressa essa evolução dentro do mercado.
OpenBim e seus conceitos
Quando falamos em OpenBim, pensamos em um modelo colaborativo baseado em dados digitais que permite a troca, armazenagem e gerenciamento de informação, aumentando a colaboração e melhorando a transparência de projetos sem precisar ficar refém de empresas que detém grande parte desse mercado. É uma abordagem moderna que acolhe fornecedores de software, práticas AEC (arquitetos, engenheiros e construtores) e proprietários de edifícios.
O conceito de OpenBim abrange a possibilidade de utilização de qualquer software autoral, não ficando preso a um software específico que domina o mercado, por exemplo, o arquiteto pode usar o Revit para fazer um projeto, mas se ele está mais acostumado a utilizar o ArchiCad, não tem problema. Neste caso, os modelos devem ser entregues na linguagem IFC, que é universal entre todos os softwares da metodologia BIM.
“Basicamente devemos nos lembrar de três palavras ao falarmos de BIM: modelagem, informação e construção. Essa é a tríplice coroa do BIM, modelagem sem informação ou construção sem o auxílio da modelagem não são BIM”, explica o arquiteto da GrowT Gabriel Aguiar.
Modelagem de informações: Utilização de modelos digitais para representar as características físicas e funcionais de um edifício, incluindo sua forma, dimensões, materiais, sistemas e componentes.
Colaboração: O BIM é projetado para ser usado por vários profissionais em uma equipe, permitindo que eles trabalhem juntos e compartilhem informações para melhorar a qualidade do projeto.
Análise: O BIM permite a análise de diferentes aspectos do projeto, tais como desempenho energético, custos, conflitos de projeto e outros.
Gerenciamento: O BIM fornece ferramentas para gerenciar informações do projeto ao longo do ciclo de vida do edifício, desde o planejamento até a operação e manutenção.
Integração: O BIM permite a integração de informações de diferentes disciplinas e fases do projeto, incluindo arquitetura, engenharia, construção e operação.
Otimização: O BIM permite a otimização de projetos, melhorando a eficiência, reduzindo custos e aumentando a qualidade do projeto final.