
Madeira sustentável, caixotes e móveis antigos são boas opções
Tecnologias sustentáveis para implementar em residências estão em alta, principalmente por contribuírem com o meio ambiente. Apesar de não parecer, muitas dessas tendências são acessíveis e podem até mesmo ajudar a economizar na hora de montar sua decoração ou reformar a casa.
“A opção de reutilizar materiais ou comprar móveis antigos, devem ser levados em consideração na hora de optar por decorações mais sustentáveis”, afirma João Lobato, arquiteto e urbanista da GrowT, startup focada em projetos e engenharia.
Pensando nisso, o profissional listou tendências que cabem no seu bolso.
Confira:
Madeira sustentável
A madeira é um material que pode ser usado para diversos móveis, como mesas, cadeiras, armários e racks, entre outros. Apostar nas madeiras sustentáveis - retiradas de casas demolidas - é uma ótima forma de contribuir para o meio ambiente na hora de decorar a sua casa.
“O benefício vai além da sustentabilidade, já que estamos falando de materiais com ótima qualidade e durabilidade”, afirma o arquiteto.
Algodão orgânico
Você já ouviu falar sobre algodão orgânico? De acordo com João Lobato, trata-se de um material usado para revestir móveis, entre eles cadeiras e estofados. “É uma ótima opção, pois é produzido sem agrotóxico, adubos químicos ou qualquer outra substância tóxica”, comenta ele.
Caixotes
Os caixotes são opções sustentáveis e baratas que podem ser muito úteis nas residências. Trata-se de um material que pode ser reutilizado para recriar armários e estantes, são ótimos para armazenamento”, opina o arquiteto.
Paletes
Assim como os caixotes, as paletes são materiais bem acessíveis e, o melhor de tudo é que é possível fazer qualquer tipo de móvel com o pallet: camas, sofás, mesas, estantes, entre outros.
“Nesse caso é necessário saber que trata-se de um material para estilos mais industriais ou rústicos, ou seja, pode não agradar a todos”, comenta João.
Reaproveitando móveis antigos
Não podemos deixar de falar do reaproveitamento de móveis antigos, o que é uma ótima opção financeira, além de contribuir para o meio ambiente. “É possível reformar mesas, cadeiras, sofás, estantes, mudando cores, formatos, tamanhos e modernizando a casa”, pontua.